Tratamentos para o suor compensatório

Atualmente, não existe nenhum tratamento que seja considerado ideal para o suor compensatório. No entanto descrevemos abaixo alguns procedimentos que podem ser realizados como tentativas de melhora:

Medidas Clínicas

Diminuição do índice de massa corpórea x suor

É importante manter o peso corpóreo até o nível ideal (IMC próximo 25%). Caso o paciente esteja muito acima certamente irá suar em excesso. Além disso é importante descartar outras doenças que possam causar o suor em excesso.

Administração de medicamentos

Caso não se obtenha resultados, sugerimos iniciar tratamento com medicamentos de uso oral disponíveis no mercado. O tratamento deve sempre ser orientado por um médico de sua confiança.

Medidas Cirúrgicas

Aplicação de Botox®

aplicação de toxina botulínica (Botox®) pode ser uma opção no tratamento do suor compensatório. No entanto, quanto maior a área, maior será a necessidade do produto.

Reversão da cirurgia do rubor

A retirada dos “clips” do nervo simpático pode ser realizada a qualquer momento (meses ou anos após a cirurgia), caso o indivíduo tenha sido operado com a utilização de clips (simpatectomia torácica).

Nova cirurgia do rubor

Pessoas que foram operadas com intuito de melhorar o rubor e não obtiveram melhora devem ser avaliados (em que nível o cirurgião fez a cirurgia, que equipamento foi utilizado para isso, como foi realizado o bloqueio, etc) e podem ser reoperados. Dr. Malucelli tem grande experiência nessas reavaliações e uma nova cirurgia (simpatectomia ) pode ser realizada com o objetivo de bloquear o nervo simpático em outros níveis do nervo que não foram operados na primeira cirurgia.

Cirurgia de reconexão do nervo simpático

A cirurgia da reconexão do nervo simpático, utilizando enxerto do nervo intercostal, é indicada para pessoas que foram submetidas à cirurgia do rubor com a técnica de “corte e/ou retirada de um segmento do nervo” e que apresentaram no pós-operatório o suor compensatório intenso mas os benefícios dessa cirurgia são extremamente questionáveis.