Cirurgia do rubor facial

O tratamento com cirurgia é rápido, seguro, deve ser definitivo e os resultados devem aparecer imediatamente ao final do procedimento, podendo haver ainda mais melhora nos 30 dias seguintes. Realizada em centro cirúrgico com sala equipada para operações de alta complexidade, com um médico de rubor, a cirurgia baseia-se na interrupção da mensagem exagerada emitida pelo nervo simpático torácico que provoca no organismo a liberação de adrenalina, dilatando as artérias da face e/ou pescoço e/ou tórax e/ou braços gerando o rubor em excesso e uma sensação de ardência e/ou calor e/ou queimação nos locais (especialmente na face).

O Prof. Malucelli é pioneiro no Brasil na utilização da “clipagem do nervo simpático” na cirurgia do rubor.

Simpatectomia torácica

Essa cirurgia na região do tórax é realizada com objetivo de eliminar o rubor em excesso da face, podendo também haver melhora no rubor da região cervical (pescoço), superior do tórax (colo) e braços (para que tiver esses sintomas). Utiliza técnica menos invasiva fundamentada nas inovações do Dr. Malucelli, médico de rubor.

Posicionamento do paciente e da equipe médica em uma vídeo cirurgia do tórax. Deitado está o paciente sob anestesia geral e ao redor o cirurgião principal e o cirurgião auxiliar com os instrumentos de vídeo cirurgia em mãos. Além disso há mais um médico de rubor auxiliar e a instrumentadora.

Dr. Malucelli, médico de rubor, especialista no tratamento do rubor facial e cirurgia do rubor facial,

Realizamos 2 incisões (0,7 a 1 centímetro) em cada lado do tórax. Colocamos o toracoscópio adaptado a uma microcâmera de alta resolução e o primeiro passo será identificar a cadeia simpática torácica com seu tronco principal, gânglios e ramos pre e pós ganglionares.

A interrupção da mensagem que é enviada pelo nervo simpático torácico pode ser realizada de várias formas: Clipagem (preferencial), secção do nervo, secção de ramos periféricos, ressecção de parte do nervo, secção de gânglios, etc.

Cicatriz de pós-operatório imediato da simpatectomia torácica. O tamanho pode variar de 0.7 a 1.1cm.
Cicatriz de pós-operatório imediato da simpatectomia torácica. O tamanho pode variar de 0.7 a 1.1cm.
Cicatriz de pós-operatório tardio (mais de 6 meses) da simpatectomia torácica.
Cicatriz de pós-operatório tardio (mais de 6 meses) da simpatectomia torácica.

Reversão da cirurgia do rubor facial utilizando a retirada dos “clips”

O Dr. Malucelli, médico de rubor, é pioneiro no Brasil na utilização da clipagem do nervo simpático na cirurgia do rubor. Essa técnica permite a tentativa de reversão da cirurgia com a retirada dos clips que foram colocados no nervo simpático.

Mais sobre a simpatectomia